Postado em 27/06/2018
Certificação digital obrigatória julho
A partir do mês de julho o Certificado Digital passa a ser obrigatório para as microempresas e para as empresas de pequeno porte.
E quem precisa ter esse certificado?
É obrigatório para as microempresa e empresas de pequeno porte e que estejam no Simples, mas com três ou mais funcionários, sendo que no caso do MEI, e de acordo com a resolução do Simples, fica dispensado de certificações digitais, embora alguns Estados exijam
O que é o certificado digital?
É a assinatura digital de pessoa jurídica ou física que garante a autenticidade das transações realizadas por meio digital. Entre os itens que serão autenticados pela assinatura digital estão: as notas fiscais eletrônicas NF-e; declarações da empresa junto a diversos órgãos, como Receita Federal, INSS, entre outros; realizar escriturações contábeis e fiscais; realizar transações bancárias. As vantagens geralmente estão, principalmente, na eliminação de processos burocráticos e na possibilidade de resolver tudo pela web, sem ter que sair de casa e se dirigir a um órgão público, por exemplo.
Para obter um certificado digital, o primeiro passo é escolher uma Autoridade de Registro em Certificação Digital (AR), que funciona quase como um “cartório” digital, são subordinadas ao ITI, autarquia vinculada à Casa Civil da Presidência da República, que credencia e audita as ARs brasileiras.
Em Porto Velho a AR CERTIRON presta este serviço aos sócios dos SIMPI através de convênio. Maiores informações em sua sede ou diretamente (69) 3301-7924.
Fonte: simpi