Governo estuda aumentar (ainda mais) a carga tributária

Postado em 16/08/2017


Governo estuda aumentar (ainda mais) a carga tributária

Governo estuda aumentar (ainda mais) a carga tributária

A equipe econômica do governo está realizando uma série de estudos para aumentar a arrecadação e, com isso, tentar fechar as contas de 2018. Uma delas é a tributação de lucros e dividendos que, de forma semelhante como é feita em outros países, pretende diminuir a carga tributária nas empresas, mas cobrando na distribuição de dividendos dos sócios ou acionistas, medida essa que poderia render cerca de R$ 15 bilhões aos cofres públicos. 

Também estão sendo estudadas a tributação de heranças e doações, o congelamento - ou a correção parcial - da tabela do IRPF e o fim de uma série de isenções.
Outro estudo que estava em andamento era a criação de uma nova faixa no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), com alíquota de 30% ou 35% para quem ganha acima de R$ 20 mil mensais, cuja repercussão foi tão explosiva que precisou ser pública e veementemente descartada pelo próprio Presidente da República, Michel Temer.
Ao final, infelizmente, são propostas com viés puramente arrecadatório, sem nenhum tipo de estímulo à produção e ao crescimento econômico, justamente o que mais precisamos para tentar movimentar a economia e gerar emprego e renda no país

Fonte: SIMPI