Postado em 05/12/2018
O BRASIL VAI DECOLAR EM 2019 ?
O Brasil vem se recuperando da maior crise econômica da sua história. De 2014 a 2016, o PIB encolheu no acumulado 8,1%. O país ficou doente. A recuperação do paciente vem se dando de forma gradativa desde o último ano. Entretanto, falta agora sair da cama. E o que pode dar ânimo ao acamado? A energia, a vitalidade do mercado, que precisa ter o seu espírito liberto.
Há um enorme potencial para o investimento externo no país, nos informa Bruno Alves especialista em desenvolvimento sustentado e assessor do Simpi, devido à ampla disponibilidade de ativos. A privatização de estatais pode ter papel importante nessa reconfiguração dos negócios, ampliando a disponibilidade de recursos. Dada a projeção de baixa inflação e taxa de juros, que se repetem em todos os boletins econômicos, o consumo também pode ser incentivado até o fim do ano, apesar do endividamento relativamente alto das famílias (60,7% - PEIC), se houver rápida retomada do emprego.
O crescimento não é resposta automática. É preciso se dar segurança para que o capital se arrisque e garantia de retorno para que tenha apetite. Seguida essa fórmula, não há motivos para o país não volte a crescer de 2 a 3% em 2019. Ainda não é retomar ao patamar de 2013, mas pode nos tirar da cama e gerar o otimismo necessário para que 2020 sejam um grande ano, se acertadas as previsões de novo ciclo para cima das commodities.