Postado em 30/05/2018
REMUNERAÇÃO NA MICRO E PEQUENA EMPRESA
"Basicamente, existem duas competições importantes no âmbito das empresas em geral. Uma delas é a com os concorrentes, para gerar negócios e bons clientes, e, a outra, é atrair e reter bons profissionais, que estão cada vez mais escassos no mercado”, afirma Sebastião de Oliveira, consultor especializado em gestão estratégica e de pessoas. “Nesse segundo caso, a remuneração é um assunto que é pertinente e estratégico”, complementa.
Quando falamos em remuneração, normalmente pensamos apenas no salário, que é a parte fixa contratualmente estipulada, e nos eventuais benefícios, como plano de saúde e ticket alimentação.
Contudo, a remuneração poderá ser composta por mais duas outras partes: a variável, que é uma compensação financeira resultante de metas previamente estabelecidas, que foram atingidas; e o bônus anual, que é o resultado de uma avaliação positiva de desempenho, através de critérios objetivos, ao longo do ano. “A empresa que tiver uma política de remuneração que possa contemplar esses elementos (salário fixo e variável, benefícios e o bônus), certamente terá trabalhadores muito mais motivados, engajados e vinculados ao resultado do negócio”, finaliza o consultor.
Fonte: simpi