Senhores! Vamos para Lisboa?

Postado em 29/05/2024


Senhores! Vamos para Lisboa?

Senhores! Vamos para Lisboa?

Coluna do Simpi: Senhores! Vamos para Lisboa?

A escolha da Europa se deve ao seu vasto mercado com cerca de 750 milhões de consumidores, e às oportunidades que oferece.

Por SIMPI - ƒ

ATENÇÃO: 7,8 milhões de MEI’s ainda não enviaram a Declaração AnualA Federação das Pequenas Empresas de Rondônia (Feempi) e o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de Rondônia (Simpi) anunciam, com entusiasmo, a criação da primeira Câmara de Comércio das Micro e Pequenas Empresas Lisboa-Rondônia, em parceria com a Associação Nacional das Micro e Pequenas Empresas de Portugal. Este será o centro de negócios exclusivo para pequenas empresas na Europa, com sede em Lisboa, e visa estreitar os laços comerciais entre os pequenos negócios dos dois continentes. Leonardo Sobral, presidente do SIMPI, convida empresários rondonienses interessados em expandir seus negócios na Europa a participarem desta iniciativa. A nova Câmara de Comércio busca além de dar suporte ao empresário brasileiro quanto a legislação, estada, moradia, facilitar a exportação e importação de produtos, abrangendo setores diversos como carne, madeira, cacau, macaxeira, chocolate, café, castanha, soja, milho e açúcar para exportação, e azeites especiais, vinhos, pescados, azeitonas, castanhas, máquinas agrícolas, computadores, produtos industrializados e peças para importação. Élton Machado, coordenador do projeto e que está de mudança para Lisboa, complementa: A escolha da Europa se deve ao seu vasto mercado com cerca de 750 milhões de consumidores, e às oportunidades que oferece.

“Nosso objetivo é fortalecer os laços entre os pequenos negócios, independentemente da nacionalidade”, afirma Elton. Ele ressalta ainda que a experiência adquirida com a Câmara de Comércio nos Estados Unidos, através do sistema Amazon Business, que opera há mais de 15 anos, será fundamental para o sucesso desta nova empreitada.

Além das vantagens comerciais, a presença de uma empresa portuguesa permitirá acesso aos benefícios da zona do euro, simplificando questões tributárias e sanitárias que frequentemente complicam a entrada de produtos brasileiros, especialmente da Amazônia, no mercado europeu. Sobral expressa otimismo quanto ao impacto positivo desta iniciativa para os micro e pequenos empresários de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo, integrantes do programa. Chamado como entidade de apoio para participar do projeto, o Sebrae de Rondônia através de seu Superintendente Clébio Billiany de Mattos, colocou a instituição a disposição para ministrar treinamentos, elaborar pareceres técnicos sobre legislação e comercialização e adequação de produtos em linha de produção destinados a este país. Assista:

 

Fonte: Senhores! Vamos para Lisboa?