Postado em 31/10/2018
SIMPI/DATAFOLHA
O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo aponta que 52% dos micro e pequenos empresários demitiram empregados de um ano para cá. Os dados, encomendados pelo Simpi (Sindicato da Micro e Pequena Indústria), foram divulgados pelo Datafolha nesta quinta-feira (25). Em média, foram encerradas sete posições de trabalho, no comparativo anual.
De acordo com a Pnad Contínua divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desocupação no trimestre encerrado em agosto deste ano é de 12,7 milhões de pessoas (12,1%). Já o contingente de pessoas desalentadas (4,8 milhões), que corresponde àqueles que desistiram de procurar emprego, no trimestre de junho a agosto de 2018, é 13,2% maior do que no mesmo trimestre do ano passado, quando os números apontavam 4,2 milhões de pessoas nessa situação.
Em setembro, 12% dos micro e pequenos industriais fizeram consulta por empréstimo ou financiamento. A taxa de "insucesso" nos pedidos de crédito cresceu de 12% para 38%. Segundo o presidente do Simpi, Joseph Couri, vários indicadores tiveram piora em setembro: "Além do cenário grave em relação ao crédito, a micro e pequena indústria teve queda no faturamento e aumento nos custos de produção, refletindo numa avaliação negativa da situação da empresa e recuo nos investimentos", afirma Couri.
Fonte: SIMPI